PONTO CEGO

 

Ponto cego: perigo para os motociclistas e motoristas
No trânsito, a expressão ‘ponto cego’ significa um lugar do campo visual onde não é possível visualizar um outro veículo, ou seja, é quando o espelho retrovisor não é capaz de refletir e informar a presença de outros veículos ao redor.

E são os motociclistas as principais vítimas deste tipo de ocorrência, já que muitos motoristas não conseguem enxergar as motos que circulam nos corredores e acabam realizando fechadas bruscas e, por vezes, causando algum acidente.

Muitos condutores de moto sabem do perigo que envolve o ‘ponto cego’ e utilizam alguns recursos para chamar a atenção e avisar que estão por ali, como buzinar e andar com o farol ligado e alto. Porém, muitas vezes, estas atitudes podem ser interpretadas pelos motoristas de carro como um sinal de falta de educação ou até mesmo de irresponsabilidade.

O ideal mesmo é ter sempre prudência e seguir algumas recomendações, como reduzir a velocidade nos corredores e andar sempre com o farol baixo da moto ligado e, a qualquer mudança de direção, usar os piscas para sinalizar. Desta forma é possível evitar sustos ou colisões e contribuir para um trânsito mais consciente.


VIDEO QUE ESCLARECE SOBRE A CORRETA UTILIZAÇÃO DOS RETROVISORES NOS AUTOMÓVEIS

VISANDO REDUZIR O PONTO CEGO